quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Ostras Afrodisíacas


Ingredientes:

12 ostras vivas e frescas4 colheres de sopa de caviar4 colheres de sopa de creme de leite azedo fresco1 limão1 colher de café de salGelo picado
Ostras frescas
Caviar
Creme de leite azedo fresco
Limão
Sal


Modo de fazer

Prepare a travessa: Cubra todo o fundo de uma travessa com gelo picado e reserve.
Prepare as ostras: Primeiro lave-as muito bem sob água corrente e fria com uma escova de cozinha dura para retirar todas as impuresas. Depois proteja a mão que irá segurar a ostra com uma luva de abrir ostras ou use um suporte apropriado para isto, ou então um pano de prato dobrado algumas vezes. Use uma faquinha de abrir ostras ou uma pequena comum.
DICA: Luvas para abrir ostras são feitas de malha metálica ou uma manta muito resistente à cortes para proteger a mão, assim como as faquinhas apropriadas para este fim. Elas tem um cabo robusto, uma lâmina curta e resistente e ainda possuem uma proteção extra para evitar cortes nos dedos ou na mão.
Segure a ostra com a parte mais reta para cima. A parte mais côncava da ostra será melhor para reter o líquido e o molusco. Observe a extremidade da ostra onde as duas conchas se unem e comece por aí. Enfie a pontinha da faca na junção das conchas e gire-a, abrindo levemente as conchas. Não retire imediatamente a concha de cima. Primeiro passe a lâmina da faquinha na parte de cima, por dentro da concha, para desgrudar o molusco e só então retire a concha de cima e despreze-a.
Passe também a lâmina por baixo do molusco para soltá-lo completamente e posicione a concha sobre o gelo picado, tomando cuidado para não derramar o líquido. Repita a mesma operação com as outras ostras.

DICA: Depois de aberta as ostras não devem ser lavadas para não perderem o sabor.
Tempere as ostras: Lave o limão com uma escovinha para frutas e corte-o ao meio. Esprema-o sobre as ostras e depois com a ponta dos dedos salpique um pouquinho de sal sobre cada uma. Coloque uma colherzinha de chá de creme leite azedo fresco no centro de cada ostra e por cima, mais uma colherzinha de caviar. Sirva a seguir.
DICA: Facas com lâminas feitas de cerâmica são bem mais leves para usar e mantém o sabor natural dos alimentos além de não escurecer frutas, legumes e verduras.

Utensílios para ajudar no preparo
Colheres medidas
Escova dura
Luva p/ abrir ostras
Sup. p/ abrir ostras
Faca p/ abrir ostras
Escova p/ frutas
Faca de cerâmica
Tábua de corte
RENDIMENTO: 2 a 3 porções.

fonte: gostoso.com.br

2 comentários:

vita disse...

Aiiii ostras, adoro:)

CÓDIGO SECRETO disse...

Eu amo também

beijos;