domingo, 28 de setembro de 2008

Filé ao funghi e queijo ementhal


Ingredientes:

- 08 escalopes de filé mignon
- 150 gramas de funghi misto
- 150 gramas de queijo ementhal ralado
- 10 fatias finas de queijo ementhal
- 1 cebola ralada
- 3 dentes de alho amassado
- 1 colher (chá) de ervas finas aromáticas
- 2 copos de vinho branco seco (400 ml)
- 1 copo de molho branco (200 ml)
- 1 copo de caldo de carne (200 ml)
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 4 folhas de sálvia
- farinha de trigo para empanar
- sal e pimenta do reino a gosto

Preparo:

Em uma tábua de carnes, bata os filés com um martelo até ficarem bem finos. Tempere com sal e pimenta. Em uma frigideira, refogue a cebola, o alho, as ervas finas aromáticas, o sal e a pimenta. Adicione o funghi, mexa por 2 minutos e junte 1 copo de vinho branco seco. Deixe reduzir um pouco e acrescente o molho branco. Misture bem, adicione o queijo ementhal ralado e mexa em fogo baixo. Sobre cada filé coloque 1 fatia de queijo ementhal, o recheio frio, cubra com outra fatia de queijo e feche com outra fatia de filé.
Bata com o martelo em volta do recheio e apare as pontas com uma faca, para que fiquem no formato de retângulo. Enfarinhe de ambos os lados e retire o excesso de farinha.
Em uma frigideira com manteiga, óleo e as folhas de sálvia leve os filés montados para fritar, deixando formar uma crosta. Só então vire para dourar o outro lado.
Tire a gordura da frigideira e adicione o outro copo de vinho branco. Deixe reduzir por 2 minutos e retire os filés.
Acrescente 1 colher (sopa) de manteiga na frigideira, deixe engrossar e coloque um pouco de caldo de carne. Coe o molho e sirva sobre os filés.

DICAS: Quando estiver fritando os filés, não mexa para que não abram. Na falta de funghi misto, substitua por champignons e shitake. Sirva acompanhado de purê de mandioquinha:
Bata 1 quilo de mandioquinhas cozidas com 5 colheres (sopa) de manteiga, 3 colheres de sopa de parmesão ralado e leite até dar o ponto.

Vinho:

Pencarrow Pinot Noir 2005 (screwscap)
Nova Zelândia

R$ 90,00

Produtor: Palliser.

Vinho: Pencarrow.

Uvas: Pinot Noir.

Safra: 2005.

País: Nova Zelândia.

Região: Martinborough.

Amadurecimento: 12 meses de amadurecimento em carvalho francês.

Notas de degustação: Tinto rubi médio. Aromas que evocam groselha, fruta fresca madura e caramelo. Em boca tem corpo médio, paladar fresco e macio. Frutado, tem sabor longo e fim de boca caramelado.

Harmonização: Salmão grelhado, frigideira de cogumelos, carnes brancas grelhadas, carnes vermelhas delicadas como filé mignon. Queijos de massa cozida como emmenthal.

Serviço: temperatura ideal de 15º Celsius.

Álcool: 13,5º.

Considerações: A temperatura certa pode deixar o vinho mais agradável ao paladar.



Nenhum comentário: