sábado, 27 de setembro de 2008

Torta de funghi e brie


Ingredientes:

massa
1 e 1/2 xícara de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada
1 ovo
1 colher de chá de sal
1/4 de xícara de água

recheio
20 g de cogumelos secos
1 colher de cebola picada
1 colher de sopa de manteiga
1/4 de xícara de vinho branco seco
1 colher de chá de salsinha picada
1 e 1/2 xícara de creme de leite fresco
3 ovos
200 g de queijo brie
sal e pimenta do reino

Preparação:
Corte a manteiga gelada em cubinhos. Coloque a farinha de trigo em um plano de trabalho, acrescente o sal e os cubinhos de manteiga.
Com a ponta dos dedos, vá incorporando a manteiga à farinha. Quando conseguir uma textura de areia grossa, acrescente o ovo e misture novamente.
Coloque a água aos poucos trabalhando para ligar bem a massa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 30 minutos.
Lave bem os cogumelos secos e reidrate-os em 1 xícara de água fervente. Deixe reidratando por 30 minutos. Escorra os cogumelos e reserve o líquido em que reidrataram.
Pique grosseiramente os cogumelos. Coloque a manteiga em uma frigideira e acrescente a cebola picada. Refogue em fogo baixo até que a cebola esteja macia, acrescente os cogumelos e regue com metade do líquido reservado.
Deixe que o líquido evapore restando apenas o equivalente a 2 colheres (sopa). Retire do fogo e deixe esfriar. Corte o queijo brie em cubinhos de 2 cm. Coloque em uma tigela os 3 ovos, bata levemente e acrescente o creme de leite, os cogumelos refogados, a salsinha picada e os cubinhos de queijo brie. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Aqueça o forno em médio. Abra a massa com 1/2 cm de espessura, enfarinhando levemente um plano de trabalho.
Coloque a massa sobre uma fôrma canelada de fundo removível. Jogue o recheio sobre a massa e leve ao forno para que a torta doure. Retire do forno e deixe esfriar por cerca de 10 minutos antes de servir.

Vinho:

Viña Mar Reserva Especial Cabernet/Carménère
Chile

R$ 50.00 aprox.

Ficha Técnica

Produtor : Viña Mar
Vinho : Reserva Especial Cabernet Carménère
Uvas : 50% Cabernet Sauvignon e 50% Carménère
Região : Valle de Casablanca - Chile
Safra : 2005
Vinificação : As duas cepas foram vinificadas separadamente, usando leveduras indígenas , 100% do Cabernet foi fermentado em aço inox e o Carménère em contato com a madeira, com temperatura controlada entre 28-30°C por 10 dias. Logo depois da fermentação, o Cabernet foi macerado em contato com as peles por 20 dias para aumentar a cor e a concentração de taninos. Saindo das cubas se faz a mistura das uvas e vão para barricas novas de carvalho francês por um período de 8 meses. Antes de engarrafar se clarifica o vinho com claras de ovos, para arredondar os seus taninos. Depois se estabiliza a frio e finalmente se engarrafou com uma leve filtragem antes.
Notas de Degustação : Cor vermelho rubi intenso e profundo com nuances violáceas, aromas intensos e complexos, com destaque ao grão de café, notas de chocolate negro, frutas como o cassis e a cereja negra, especiarias como o cravo e a pimenta negra, toques de caixa de charutos. Na boca tem boa estrutura, suculento, carnudo e redondo, de taninos suaves e maduros com notas defumadas e especiarias, com grande final.
Temperatura de Serviço : 16-18°C
Grau Alcoólico : 13%
Harmonização : Carnes vermelhas em geral, grelhadas, assadas ou com molho de cogumelos, queijos fortes como o Camembert e o Brie, legumes grelhados ou no vapor.

Nenhum comentário: