sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Mais uma contribuição da nossa amiga maria {SS}



A "galette des rois" é o bolo tradicional servido no Dia de Reis, no Norte e no Leste de França. Também existem galettes simplesmente folhadas, sem recheio, e outras com recheios variados. Quem encontra a pecinha de louça - ou a fava seca - escondida no recheio é designado rei ou rainha por um dia e recebe uma coroa de papelão dourado ou prateado para usar durante a festa.
Também há pessoas que colecionem as figurinhas que são colocadas dentro do doce.

Ingredientes para 6 pessoas:

- 2 rolos de massa folhada
- 3 ovos
- 100 g de amêndoas em pó
- 100 g de açúcar
- 1 colher (sopa) de farinha
- 70 g de manteiga amolecida
- 1 colher (sopa) de rum
- 1 colher (sopa) de leite
- 1 fava seca
- Manteiga

Preparação:

Retirar o tabuleiro do forno. Untar com um pouco de manteiga e cobrir com papel manteiga também untado. Reservar. Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Preparar o recheio: bater muito bem os ovos com as amêndoas em pó, o açúcar e a manteiga amolecida. Incorporar a farinha e o rum. Misturar delicadamente.

Estender uma das massas folhadas sobre o tabuleiro do forno e colocar o recheio. Introduzir a fava no recheio. Cobrir com a massa folhada restante, pincelar as bordas com um pouquinho de água e pressionar com a ponta dos dedos para soldar.

Decorar a superfície à gosto com a ponta de uma faca e pincelar com o leite. Levar a dourar no forno, a 200ºC, por 20-25 minutos.
Servir a galette morna.


esqueci da bebida... mas para ambos os doces: champagne brut ou vinho do porto ou ainda um Moscatel bem gelado
beijinhos

maria{SS}

FORMIGOS


Vem aí dia 6 de janeiro, dia de reis e em casa se fazem os FORMIGOS, uma receita tradicional do Douro e Minho.
Trata-se basicamente de uma açorda doce, feita com mel, canela, passas, frutas secas, desidratadas, glaceadas e vinho do Porto, pois claro!

Coloquem num tacho mais ou menos meio de água, com um pau de canela, uma generosa casca de limão (só a parte verde, tire o mínimo possível da branca quando descascar), duas colheres de sopa de mel (bem cheias), 1 cálice de vinho do Porto e açúcar a gosto, mais ou menos umas 5 colheres de sopa rasas. Deixem ferver lentamente, fazendo uma calda bem saborosa que deve ser doce sem o ser em demasia. Provem e acertem o sabor doce.

Corta-se pão amanhecido em pedacinhos, como para fazer pudim de pão. Pode-se usar qualquer tipo de pão, mas fica delicioso se usar um desses pães sovados que se vendem na estrada e que são só miolo! Pode-se sentar-se e pedir ao companheiro que ajude a picar o pão enquanto vão se comentando as histórias do natal e do ano novo... mas cuidado para não começar com as brincadeiras BDSM... senão o pão vai pelo chão e tem-se que começar tudo de novo... :)

Quando a calda estiver bem cozida retira-se a casca do limão e o pauzinho de canela e junta-se o pão, mexendo bem de forma a que fique desfeito e a açorda fique bem consistente, sem grumos.

Finalmente, quando esta açorda começar a engrossar juntam-se as frutas: frutas secas (nozes, avelãs, pinholes, etc...),frutas cristalizadas e frutas secas (passas, damascos, figos turcos, tudo picadinho). A idéia é usar as frutas que sobraram das festas do final do ano. Deixa-se cozinhar mais uns 5 minutos.

Coloque numa travessa (pirex ou cerâmica) e polvilhecom canela em pó a gosto.
Pode-se comer a qualquer temperatura, mas eu gosto bem geladinha.

A aparência pode não ser a mais bonita, mas tenho certeza que vão adorar!

bom apetite!

6 comentários:

CÓDIGO SECRETO disse...

Deliciosa dica..e primeira do Ano...

beijos

Ed disse...

Delicioso también, como Chris ;) Feliz Año Nuevo para ti también!

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

feliz que tenham gostado e muito obrigada por postar, caro amigo Maestro Alex.
Aproveito para desejar a todos um 2009 muito doce e feliz!
beijos

maria{SS}

Cleo disse...

Deve ser uma delícia a receita.
Te desejo um feliz 2009, sucesso, serenidade, amor, saúde e tudo mais que desejares.
Beijos!
Cleo

Anônimo disse...

DELICIA DE RECEITA





HAIRYBEARS
http://hairybears.blogspot.com/

D.Ramírez disse...

Esse blog é um convite a todos que adoram degustar uma boa comida, sempre com receitas maras e igredinets pra la de apetitosos. Viajei, acho que demorei pra voltar aqui, mas venho..sempre com certeza.
Não lembro se desejei, pq foram tantos compros no final de ano e natal pra fechar o mes entregando todas pendencias mas fica aqui ainda em tempo um Ano repleto de degustações aromas e brindes pra la de melhores que devem ter sido pra vcs eno passado.
Bom ano Nove.

TIM TIM!