segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Paella valenciana


Ingredientes

200 g de carne de porco cortada em cubos
200 g de peito de frango cortado em cubos
200 g de lulas limpas cortadas em anéis
200 g de mexilhões sem casca
200 g de camarão (para molho)
400 g de arroz parboilizado
1 xícara de azeite de oliva
Sal a gosto
2 tomates grandes picados
1 cl (café) de pimenta-do-reino
2 cebolas médias
2 folhas de louro
1 pitada de açafrão espanhol
2 dentes de alho

Para ornamentar
1/2 pimentão vermelho
8 camarões grandes
4 lagostins
4 mexilhões com casca
Vôngoles à vontade
Ervilhas

Modo de fazer
-Lave bem os camarões e lagostins e afervente-os em água com sal. Reserve. Numa frigideira com alça (os espanhóis chamam paella ou paellera), aqueça o azeite de oliva e frite a carne de porco limpa e picada em cubos com folhas de louro, até dourar.

-Acrescente cebola, alho e tomate. Quando estiver tudo refogado, junte o frango, os anéis de lula e os mexilhões, cozinhando por mais ou menos 2 minutos.

-Junte a água fervente que serviu aos camarões e lagostins, acrescente o açafrão, o arroz e, por último, o camarão de molho. Quando o arroz estiver no ponto desejado ‘‘ao dente’’, desligue o fogo. Decore com os camarões, o lagostim e os vôngoles, previamente fervidos. Corte o pimentão em tiras e complete a decoração, acrescentando as ervilhas.

Rendimento 4 porções

Vinho:

Ruca Malen Chardonnay 2006
Argentina

R$ 53,00

Produtor : Ruca Malen

Vinho : Ruca Malen Chardonnay

Uvas : 100% Chardonnay

Região : Luján de Cuyo - Mendoza - Argentina

Safra : 2006

Vinificação : Colheita manual em caixas de 20kgs. Seleção de racimos. Maceração curta a frio seguida da fermentação alcoólica em tanques de aço inoxidável sob te e prensa pneumática integral. Decantação prévia do mosto e posterior fermentação a 10º C. Incorporação de leveduras selecionadas. Aproximadamente 20% do vinho foi fermentado em barris de carvalho francês, onde também sofreu uma fermentação maloláctica. O restante foi fermentado em tanques de aço inoxidável sob temperatura controlada entre 14 e 16º C. Apenas 20% do vinho permaneceu entre 6 a 9 meses em barricas de carvalho francês.

Notas de Degustação : Cor amarela esverdeada com reflexos dourados. Delicados aromas florais e cítricos, além de um suave toque de caramelo e baunilha. Em boca tem entrada suave e sedosa. Um vinho fresco e frutado, com ótima acidez. Seu final é elegante e persistente, com toques de frutas secas.

Temperatura de Serviço : 8-10°C

Grau Alcoólico : 13%

Harmonização : Excelente para acompanhar carnes brancas e peixes com molhos cremosos. Também vegetais, massas na manteiga e cremes aromáticos.