sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Caruru




Refeição oferecida pelo devoto dos Ibeiji, ou os gêmeos identificados no sincretismo religioso com São Cosme e São Damião, na data de sua comemoração 27 de setembro, na cidade do Salvador e noutros pontos da Bahia.

Os Ibejis são filhos de Iansã com Xangô onde a dona dos ventos deu para Oxum criar. Os Ibejis representam a solidariedade, a gemelaridade (qualidade das coisas gêmeas, compostas de dois inseparáveis, e assim do próprio processo de conhecimento humano, composto de pares inseparáveis de oposições) são entidades Gêmeas que formam um único orixá, permanentemente duplo, (formado por duas entidades distintas), que coexistem, representando o princípio básico da dualidade. São Orixás crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas. Representam ainda os irmãos, a infância, o inicio da vida, momento em que a dependência da solidariedade é maior.

A festa que se divide em duas fases: caruru-dos-meninos (com ritual) e caruru-dos-grandes, à vontade. Os adultos são convidados entre as pessoas íntimas, conhecidas da família do devoto. A festa não é feita para os grandes pertence exclusivamente aos meninos, que são os verdadeiros "comensais".

O prato especial é o Caruru prato típico da cozinha baiana, trazido para o Brasil pelos escravos essa iguaria, de sabor peculiar e recheada de história. Serve-se o Caruru com os demais pratos da festa: vatapá, feijão fradinho, galinha de xinxim, acarajé, abará, arroz branco, farofa de azeite de dendê, pipocas, amendoim, cana picadinha, banana frita, abóbora, milho branco, milho amarelo, coco seco em pequenos pedaços, rapadura, inhame, feijão preto, feijão branco, ovo cozido, doces e bolos etc.
INGREDIENTES

3 kg de quiabo verdinho.
2 xícaras de chá de água
300 ml de azeite de dendê (fabricado artesanalmente de preferência)
250 gr de castanha de caju torradas e descascadas de excelente qualidade
250 gr de amendoins torrados descascados de excelente qualidade
300 gr de camarão seco defumado (só retire os olhos)
1 colher de sobremesa de gengibre ralado (opcional)
2 tabletes de caldo de bacalhau (opcional)
4 cebolas médias

MODO DE FAZER:

Lave os quiabos e enxugue os quiabos (de um a um) e reserve.

Despreze dos quiabos tampa e o fim do cabo.

Corte os quiabos em rodelinhas ou corte-os em pequenos quadradinhos (fazendo um X em cada um).

Não lave depois de cortado uma vez não existe a necessidade e o quiabo fica com mais baba.

Escolha uma panela tipo caldeirão (com espaço bem amplo para mexer com uma colher de pau grande) cubra o fundo da panela com azeite de dendê.

Acrescente os quiabos.

Triture no liquidificador as castanhas, o amendoim, o gengibre, as cebolas e camarão seco defumado colocando-os na panela junto aos quiabos cortados.

Reserve os maiores camarões secos inteiros porém sem a casca e sem a cabeça (aproveite as cascas e a cabeça triturando-as no liquidificador).

Misture tudo com uma colher grande de pau.

Coloque os quiabos com os demais ingredientes com as duas xícaras de água para cozinhar em fogo brando, mexendo sempre.

Acrescente o azeite de dendê deixando-o cozinhar bastante, caso note que o Caruru esteje sem cor coloque mais azeite de dendê.

Havendo dificuldade de mexer o Caruru, coloque mais um pouco de água.

Sempre mexendo com uma colher de pau sem deixar que Caruru pegue no fundo da panela.

Exige total vigilância.

Se quiser coloque dois caldos de bacalhau.

Ao abrir fervura espere por mais 15 minutos mexendo sempre e acrescente os camarões inteiros reservados.

Verifique a textura do quiabo, caso este se encontre completamente homogeneizado e cozido, assim como os demais ingredientes e estiver soltando da panela o Caruru esta pronto.

Lembre-se que a castanha, o amendoim, camarão seco defumado e o caldo de bacalhau contem sal.

Sirva morno.



2 comentários:

Maestro Alex - BDSM - SSC disse...

Maravilhoso!!!! O Código e Eu agradecemos esta supimpa colaboração!

{maria} de SIR STEPHEN disse...

delicioso!
beijos

maria{SS}