quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Filet Mignon ao Molho de Roquefort.


Você vai precisar de:

- 5 bifes de Filet Mignon cortados grossos (como para churrasco)
- 150g de Queijo Roquefort
- 1 caixa de Creme de Leite
- Meio copo de Leite Integral
- Cebola
- Alho
- Noz-Moscada em pó
- Azeite
- Sal

Os bifes devem sem temperados com pouco sal, devido ao sabor forte do queijo. Você pode fritá-los ou preferencialmente grelhá-los, numa grelha que pode utilizar gás, carvão ou eletricidade. Dê preferência às grelhas elétricas, que grelham simultaneamente os dois lados do bife.

Acenda o forno de casa no mínimo, pré-aqueça-o por 10 minutos enquanto grelha todos os bifes. Reserve-os em uma bandeja dentro do forno assim que prontos, e desligue o mesmo. Isto os manterá quente enquanto você faz o molho.

Coloque o azeite na panela, com meia cebola pequena, picada bem pequeno (lembre-se que quanto menor a cebola, mais sabor ela libera). Refogue até ficar transparente,e adicione um dente de alho, igualmente pequeno. Quando o alho ficar branco, antes de dourar, adicione o leite integral e baixe o fogo ao mínimo. Deixe levantar fervura, e quando baixar, coloque uma ponta de colher de noz-moscada.

Pique o queijo Roquefort, e junte à panela. Atenção agora, pois deixar o molho diretamente no fogo agora vai estragá-lo. Pacientemente desfaça o queijo com a panela suspensa do fogo, mas ainda em contato com ele. Isto pode demorar uns 7 a 10 minutos, com o mínimo de fogo possível. Após uniformizar o molho, coloque um pouco da caixinha de creme de leite para suavizar o sabor. Dê preferência à caixinha de creme de leite, pois ela vem sem soro.

Sirva os pratos com Arroz Branco de sua preferência (Tipo 1 ou Parbolizado). Coloque o Filet no prato, e uma concha de molho sobre ele. Leve à mesa com um vinho tinto, e bom apetite!

VINHO:

Quinta do Penedo do Salto 2004
Portugal

R$ 74,00


Produtor : Quinta do Penedo do Salto

Vinho : Quinta do Penedo do Salto

Uvas : Touriga Nacional Tinta Roriz Touriga Franca Tinta Barroca

Região : Soutelo do Douro - São João da Pesqueira - Douro - Portugal

Safra : 2004

Vinificação : Em cuba de aço inox com desengace total e fermentação controlada.Estagiou cerca de 8 meses em barricas de carvalho francês e americano, sendo retirado do estágio logo que a madeira esteja bem ligada a fruta.

Notas de Degustação : De cor granada intensa e brilhante. No nariz, apresenta uma fruta madura e silvestre com uma boa persistência casada com a madeira. No paladar é consistente, afinado e volumoso.

Temperatura de Serviço : 18°C Recomenda-se decantar uma hora antes.

Grau Alcoólico : 14%

Harmonização : Grelhados e assados de carne, bons bifes de vaca e queijos fortes.

Premiações Relevantes : Medalha de Prata - VI Concurso Mundial de Vinhos Estoril 2004

Melhor Compra - Relação Preço/Qualidade -Revista Vinhos 2004

Medalha de Prata - IV Concurso Internacional de Vinhos Cidade do Porto - 2004

Medalha de Ouro - Wine Masters Challenge - Estoril 2007

2 comentários:

Sir Stephen e SUA maria{SS} disse...

hummmm ... parece delicioso!
vou fazer logo essa receita
beijos

maria{SS}

Maestro Alex - BDSM - SSC disse...

grato pelo elogio!