terça-feira, 21 de outubro de 2008

Origem do Escaldo de Peru

Escaldo de Galinha: essa receita pode e deve também ser feita com as sobras de Peru Assado o que chamamos majestosamente de “Escaldado de Peru”.
Na Bahia, principalmente em Salvador temos por hábito fazer tal animada receita no dia 25 de dezembro, após a ceia natalina repleta de comidas próprias e típicas para a comemoração da véspera do Natal com o tradicionalíssimo e indispensável Peru.
Na mais pura e nítida das verdades dos bahianos é uma segunda grande festa, outra “bebemoração” regada à cerveja estupidamente gelada, rokas e outros drinques, acompanhados de um almoço farto, delicioso, forte e de muita sustança, que reúne mais uma vez toda a família em torno da mesma mesa onde foi servida a ceia natalina, só que desta vez com mais descontração e com a mesma grande alegria, uma vez que, já abrimos nossos presentes, já fizemos nossos amigos ocultos ou secretos ou companheiros clandestinos (viva o pessoal do PT e do PC do B... riss), retornamos a comemoração do nascimento de Cristo, voltamos a nos congratular e a nos confraternizar.
Digamos que seria intitulado como um “bis in idem”, esse grande almoço... dando motivo a uma segunda grande festança... sem ser prefixada a hora de acabar os comes e bebes.

Nenhum comentário: