sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Dicas para Jamón Serrano

Temperatura:

Para que se maximize o sabor e aroma do jamón serrano, o mesmo deve ser servido à temperatura ambiente. Só o submeta a refrigeração se o clima estiver muito quente e, neste caso, retire-o algum tempo antes de servir para que possa se aclimatizar.



Como servir:

A melhor maneira de degustar um jamón serrano é simples. Deve-se serví-lo em finíssimas fatias servidas em uma tábua de madeira para beliscar com os dedos. Algum pão pode acompanhar, mas não é necessário. Ele deve ser fatiado pouco antes de ser servido uma vez que se resseca e perde seu aroma rapidamente. Um vinho tinto suave (como um Rioja) pode acompanhar.



Na cozinha:

O peculiar sabor do jamón serrano pode dar um sabor especial a varios pratos ainda que melhor apreciado por si só. Picado em pequenos pedaços e levemente fritado, é um ótimo tempero para sopas e saladas. Outra opção é fazer um refogado com azeite e pequenos pedaços de jamón. Quase qualquer legume preparado neste refogado (recomendo alcachofras, vajem, e couve de bruxelas) fica delicioso. Picado em pedaços um pouco maiores, pode ser acrescido a receitas de massa (por exemplo, é um bom substituto para o bacon no spaguetti à bolognese) ou a omeletes e ovos.

Nenhum comentário: