sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Um Rioja a preço razoável

Luis Cañas Tinto 2006
Espanha

R$ 40.00


Vermelho-púrpura intenso. Sensações frutadas intensas e limpas, sobre notas florais de violeta e minerais. Alegre, macio e equilibrado, com ligeiras notas carbônicas e delicioso frescor.

REGIÃO: Rioja - Rioja Alavessa
CLASSIFICAÇÃO LEGAL: Rioja D.O.C.

COMPOSIÇÃO DE CASTAS: 90% Tempranillo, 10% Viura.

GRADUAÇÃO ALCOÓLICA: 13° GL

CARACTERÍSTICAS CLIMÁTICAS: A Rioja Alavessa possui uma certa influência oceânica, apesar da proteção da Serra da Cantábria contra as chuvas, com alto índice insolação e baixa pluviosidade (aproximadamente 400mm). Altitude média de 475 metros sobre o nível do mar.

ELABORAÇÃO: Vinhedo de 20 anos de idade. Vindima manual, com grau perfeito de amadurecimento fenólico, álcool e acidez. A técnica da maceração carbônica foi empregada com as uvas inteiras: a saturação dos tanques fechados com gás carbônico gera primeiramente uma fermentação enzimática intra-celular (dentro de cada bago de uva), extraindo componentes aromáticos delicados e frutados. As uvas se rompem pela pressão interna e a fermentação alcoólica convencional prossegue por 8 dias, a 28°C, com remontagens diárias contínuas.

ENVELHECIMENTO: Rápida permanência em tanques de inox.

ESTIMATIVA DE GUARDA: 3 anos.

DIRETRIZES ENOGASTRONÔMICAS: Perfeito para um picnic ou refeições informais, jamón serrano, embutidos em geral, aves e carne de porco assados, tapas.

TEMPERATURA DE SERVIÇO: 14°C

PREMIAÇÃO MAIS RELEVANTE:

Ø GUÍA PEÑIN: nota 85 em 100 (pontua de 5 em 5): "Cereza intenso. Aroma de frutos negros expresivos, con cierta complejidad, notas minerales y fondo de pulpa de fruta fresca. Boca carnoso, taninos frutosos, varietal, fresco".

Conteúdo : 750

Nenhum comentário: